Reparação de Fechaduras de Portas

Temos falado muito neste blog sobre portas de segurança, fabrico, preços de portas blindadas e abertura de portas blindadas e tipos de fechaduras disponíveis no mercado.

Desde sempre, vários utilizadores tem procurado saber mais também sobre como fazer algumas reparações de fechaduras que possuem, por isso deixamos abaixo algumas dicas úteis para que possa proceder à reparação de uma fechadura ou simplesmente saber como retirar uma chave partida de dentro do canhão da sua fechadura.

Esperamos que ajude!

As fechaduras são mecanismos complexos com muitas peças móveis pequenas que podem, como tal, começar funcionar mal em qualquer ocasião. Não é incomum ficar com a fechadura encravada, a porta deixar de abrir ou partir a chave na fechadura.

A nossa ideia nesta artigo é ajudá-lo na reparação da fechadura da sua porta.

Como reparar a fechadura da sua porta

Se a sua chave da porta não funciona corretamente, o primeiro e mais óbvio passo é ter certeza de que você está a utilizar a chave certa!

Uma vez que conseguir abrir a porta, tente novamente com a porta aberta. Se a chave já funciona facilmente, o mecanismo de encaixe entre a fechadura e a porta está desalinhado ou não funciona corretamente. Tente lubrificar e / ou limpar o mecanismo. Em seguida, compre uma lata de spray de silicone, pulverizar um pouco para dentro do cilindro e “dê” à chave várias vezes.

NOTA PRO: Uma nova chave talvez não funcione corretamente por ter ainda arestas ásperas que precisam ser limadas ou mesmo desbastadas.

A fechadura da minha Porta funciona…mas lentamente

As fechaduras exteriores podem congelar, ficar sujas ou os pequenos mecanismos internos podem acabar por se desgastarem ou mesmo partir.

Antes de ir comprar uma fechadura de substituição, tente algumas destas dicas rápidas:

- Ponha um pouco de spray de silicone no buraco da fechadura, quer através do tubo que geralmente vem junto com a lata ou mesmo passando o silicone na chave e girando-a algumas vezes para que o silicone vá actuando na fechadura. Estes sprays contem agentes activos que ajudam a dissolver gorduras e outras sujidades.

- Como último recurso poderá desmontar a fechadura para ver se algo encravou ou está partido.
Fechadura não fecha correctamente

- Quando o trinco da porta não fecha bem e fica fora de posição, isso normalmente significa que não existe alinhamento entre o fecho e a placa instalada na moldura da porta. Aperte os parafusos da dobradiça e em seguida, tente ajustar a placa, desapertando os parafusos e deslocando-a ligeiramente.


A chave ficou partida na fechadura

Com a ajude de um alicate de pontas, tenta agarrar e puxar a chave para fora em linha reta. Se não conseguir agarrar a chave bem, mesmo com ajuda de um alicante de pontas, tente encontrar uma lámina de serra, corte um bocado suficientemente comprido de lámina e com os dentes voltados para fora, insira a lâmina na ranhura e tente puxar e arrastar a chave para fora da fechadura.

Como último recurso, terá mesmo de remover o cilindro.

Nestes casos, normalmente será melhor solicitar a ajuda de um serralheiro ou de uma empresa de serviços de abertura de portas 24 horas como é o caso da Serralharia24, que tive oportunidade de conhecer recentemente.


Reparação de Fechaduras de Portas


Comentários

  1. Tenho um problema. A fechadura faz um barulho estranho quando coloco o trinco (dou duas voltas). Se simplesmente der uma volta não aparece esse barulho. Será que é porque está a precisar de algum tipo de reparação ou manutenção da fechadura? Obrigado pela ajuda!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário