Portas de Segurança


O intuito das Portas de Segurança é prevenir a entrada não autorizada de intrusos, mas também ajudar a suportar intempéries e mau tempo, oferecendo um nível muito mais elevado de protecção do que uma porta normal.

As portas de segurança normalmente vêm em dois tipos básicos:

- Um dos tipos de porta de segurança é de aço perfurado, que parece de ferro forjado e tem um painel traseiro de vidro temperado.
- O segundo tipo parece uma porta normal de madeira ou fibra de vidro, mas é feita de aço com fixações laterais resistentes. Um portão inicial tipo grade pode ser acrescentado para um nível adicional de segurança.

As portas de segurança não têm que ser apenas externas, por exemplo, podem ser utilizadas ​​para protecção da entrada de salas de pânico, vias de evacuação, caves ou abóbadas.

Além dos materiais utilizados para construir a própria porta de segurança, muitos outros dispositivos podem ser instalados, aumentando o nível de segurança a fornecer. Estes podem incluir canhões de segurança, barras, alarmes e correntes de porta. Um olho-mágico, ou postigo, também pode ser utilizado - é uma lente pequena que permite ao utilizador ver a pessoa do outro lado. Também podem ser instalados parafusos de dobradiça, que são parafusos longos que impedem a porta de ser empurrada para dentro, se os pinos de charneira foram removidos. Numa porta de alta segurança, as dobradiças são normalmente escondidas, o que torna o processo muito mais difícil para invasores entrar

A capacidade de resistência é extremamente importante quando se considera uma porta para fins de segurança. Uma boa resistência pode ser o suficiente para garantir que um pseudo-assaltante tente um outro alvo. Uma porta de segurança pouco resistente pode ser facilmente perfurada, ou aberta à martelada. Em Portugal, somos regidos pela Norma Europeia ENV 1627-30 – que estabelece padrões que ajudam a classificar a capacidade de resistência das portas.

Fechaduras com código especial podem ser um trunfo adicional para uma porta de segurança. Essas fechaduras vêm com código especial que normalmente só pode ser copiado pelo próprio fabricante. Isso ajuda a impedir que alguém obtenha uma cópia da chave sem a permissão do proprietário. Fechaduras sem chave também estão disponíveis, o que elimina a necessidade de chaves. Uma fechadura sem chave pode utilizar um código numérico para entrada, que pode ser mudada tantas vezes quanto necessário. A impressão digital também é uma opção, e usa as impressões digitais de uma pessoa como uma chave. Este tipo de fechadura pode ser muito caro, mas, devido à singularidade das impressões digitais, pode também aumentar a segurança. Duplas fechaduras cilíndricas com orifícios também podem ser colocadas em ambos os lados da porta, uma vez que pode ajudar a impedir que os ladrões simplesmente quebrem um vidro de janela, conseguindo assim desbloquear a porta.

porta de segurança com fechadura activada por impressão digital

Comentários

  1. QUanto custo na Cidade de Porta, éssa colocação de porta-simples (ou seja, de uma, só, portal frantal?

    ResponderEliminar
  2. Estou, fortemente interessado, em me se tal ser colocâdo, no mais breve espaço de tempo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário